top of page

Benefícios do L-PRF na rotina do consultório

  • Foto do escritor: Juliana magro ribeiro
    Juliana magro ribeiro
  • 20 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

A periodontia, implantodontia e cirurgia bucomaxilo foram as primeiras áreas odontológicas nas quais os concentrados plaquetários foram utilizados . Esses concentrados liberam fatores de crescimento para estimular os processos de cura. Até o momento o PRF é o protocolo mais barato e mais simples de se produzir concentrado plaquetários.

A revisão bibliográfica estudada hoje, traz alguns exemplos de usos de L-PRF em alvéolos. Revisão: Use of an autologous leukocyte and platelet-rich fibrin (L-PRF) membrane in post-avulsion sites: an overview of Chouckrou´s PRF Um dos usos proposto é após uma extração de dente, preencher o alvéolo com L-PRF e material particulado. Nessa prática, o L-PRF contribui para diminuir a reabsorção óssea. Além disso, o PRF estimula tanto a neovascularização como o fechamento da ferida acelerando a reconstrução tecidual, tornando-o um adjuvante útil em pacientes sob terapias anticoagulantes (fig. 4-8).

Outro uso relatado é o uso da membrana de L-PRF como cobertura. A arquitetura de matriz densa do PRF cobre, protege e estabiliza o material de enxerto ósseo e o local operatório em geral. Quando o alvéolo é muito grande para o fechamento primário, a membrana de PRF pode ser utilizada como cobertura e membrana de proteção que promove a reeptelização e promove a cicatrização da margem (fig 9-22). A cicatrização do tecido epitelial e do tecido conjuntivo com membranas de PRF está relacionada tanto com os fatores de crescimento como com a matriz de fibrina. Além disso, fibroblastos gengivais migram através da matriz e a remodela. Cabe ressaltar, que a elasticidade e a força do L-PRF faz com que a membrana se torne fácil de ser suturada.

Os benefícios clínicos para o uso sistemático de PRF na prática diária são muitos. Barata e de fácil manuseio, esta técnica leva à produção de uma grande quantidade de membranas autólogas bioativas com potente potencial de cicatrização tanto no tecido mole como no tecido duro. Corroborando os benefícios apontados pela literatura, trago um depoimento do Dr. João Alexandre Fiod Jr sobre sua experiência com o L-PRF na rotina do consultório. “ Olá eu sou Dr. Alexandre Fiod Jr. – Implantodontista e Cirurgião Dentista. Hoje venho por meio deste falar sobre L-PRF. Uma simples e muito importante tecnologia que venho utilizando em 80% dos meus casos de implantes onde o processo de infecção pode ser fatal associado a osso tipo IV derivado de lesões. Além disso, o uso do L-PRF acelera o processo de cicatrização do sítio cirúrgico. Desde implantes unitários até as grandes reconstruções, tenho oferecido essa proteção/vantagem a mais para todos meus pacientes na hora de fechar o orçamento. Tenho substituído o enxerto em bloco pelo I-Block associado a tela de titânio e parafuso. Vale muito a pena”


Seguem algumas fotos dos procedimentos que eu e o Dr João Alexandre fizemos juntos utilizando o L-PRF.

Coleta

L-PRF

Preparando o I-Block

Bibliografia: Use of an autologous leukocyte and platelet-rich fibrin (L-PRF) membrane in post-Avulsion sites: an overview of Chouckrou´s PRF. Marco Del Corso, Michael Toffler, David M Dohan Ehrenfest. The Journal of Implant & Advanced Clinical Dentistry


 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Consultoria de sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page