top of page

Propriedades in vitro do i-PRF, o concentrado plaquetário que está ganhando cada vez mais espaço nos

  • Foto do escritor: Juliana magro ribeiro
    Juliana magro ribeiro
  • 4 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

O i-PRF, uma recente variação da técnica de obtenção de fibrina rica em plaquetas e leucócitos, tem ganhado cada vez mais espaço na implantodontia.

Assim como quando surgiu o PRF, as primeiras pesquisas com o i-PRF comparam seu uso com o PRP (plasma rico em plaquetas) que foi a primeira geração de concentrados plaquetários. Trago hoje um trabalho de março desse ano com Chouckroun e Ghanaati que demonstra algumas propriedades do i-PRF in vitro. Este é o primeiro estudo celular que avalia o potencial do i-PRF em um tipo específico de célula: o osteoblasto.

O primeiro passo do trabalho foi averiguar a viabilidade osteoblástica em cultura testando o PRP e o i-PRF. Verificou-se que ambos tratamentos, com o PRP e com o i-PRF, apresentaram excelente viabilidade celular e biocompatibilidade nesse sistema de cultura in vitro. Posteriormente foi estudado a capacidade de migração, adesão e proliferação osteoblástica. Observou-se então, que tanto o PRP como o i-PRF promoveram a migração celular em 24h. O PRP induziu um aumento de 200% quando comparado aos controles, enquanto o i-PRF induziu aproximadamente um aumento significativo de 280% em relação a todos os outros grupos (Figura 1).

Figura 1: Migração celular. Culturas de osteoblastos que receberam i-PRF apresentam maior migração celular do que o grupo controle e as que receberam PRP.

Quanto a adesão celular, os resultados do ensaio não mostraram diferença significativa entre os três grupos em todos os pontos do tempo (Figura 2A). Já o ensaio de proliferação celular revelou que tanto o PRP como o i-PRF aumentaram as taxas de proliferação de osteoblastos humanos no terceiro e no quinto dia quando comparados ao plástico de cultura de tecido de controle. Além disso, o i-PRF foi significativamente maior do que o PRP no quinto dia (Figura 2B).

Figura 2: A) Cultura de osteoblastos com i-PRF apresenta adesão celular semelhante ao grupo controle ou tratado com PRP. B) Osteoblastos com i-PRF proliferam mais do que o grupo controle e que o PRP no quinto dia de cultivo

Por fim, para avaliar os efeitos do PRP e do i-PRF na diferenciação dos osteoblastos, os osteoblastos humanos foram cultivados com ODM (meio de diferenciação osteogênica) por 3 e 14 dias e os níveis de mRNA dos marcadores de diferenciação de osteoblastos foram avaliados por PCR em tempo real (Figura 3). Verificou-se que, enquanto o i-PRF provocou um ligeiro aumento significativo no nível de mRNA de ALP ao terceiro dia, observou-se um aumento de 2 vezes no 14 dia no grupo i-PRF quando comparado aos grupos de PRP ou controle (Figura 3A ). Além disso, tanto o PRP quanto o i-PRF aumentaram a expressão de OCN (osteocalcina), Runx2 (runt-related transcription factor 2) e COL1A (collagen type Ialpha1) no décimo quarto dia quando comparados aos controles e interessantemente, as culturas com tratamento de i-PRF apresentaram a expressão mais alta para genes que codificam OCN e Runx2 (Figura 3 B, C, D).

Figura3. PCR em tempo real de osteoblastos humanos tratados com PRP ou i-PRF no dia 3 e 14 para níveis de mRNA de marcadores de diferenciação de osteoblastos (A) ALP, (B) OCN, (C) Runx2 e (D) COL1.

Como conclusão, esse artigo traz que esta nova formulação de concentrado de plaquetas sem o uso de anti-coagulantes (i-PRF) foi capaz de influenciar mais notavelmente o comportamento dos osteoblastos interferindo na migração, proliferação e diferenciação de osteoblastos humanos in vitro quando comparados ao PRP.

Bibliografia (texto e figuras):

ISSN: 0953-7104 (Print) 1369-1635 (Online) Journal homepage: http://www.tandfonline.com/loi/iplt20


 
 
 

コメント


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Consultoria de sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page